Curiosidades
Para todos os animais

Existem alguns parasitos intestinais que podem ser transmitidos pela água, por isso recomendamos para beber e para o banho de aves, somente água fervida, que é muito mais eficiente do que filtros para eliminar esses parasitos.

Coelhos

Coelhos podem ser ótimos animais de estimação, carinhosos e brincalhões, dependendo de como são acostumados. Esses animais tem o aparelho digestivo muito sensível, por isso precisamos ter muito cuidado com o que comem e com o que roem, para evitar que tenham paradas intestinais, que podem ser fatais. Recomendamos que comam apenas ração para coelho, fibras secas (como alfafa em bloco) e grandes quantidades de folhas verdes escuras diariamente (espinafre, brócolis, couve, escarola, agrião, almeirão, folha da cenoura, folha da beterraba, acelga). Nunca deixar comerem sementes ou frutas, assim como biscoito, pão, bolacha, doces. Também não recomendamos alface, repolho e couve-flor.

Calopsitas

Calopsitas são animais muito espertos, ativos, brincalhões e curiosos. Quando criados com pessoas desde pequenos ficam muito mansos e procuram sempre a companhia dos donos, porém quando ficam soltos em casa o tempo todo acabam ficando muito sujeitos a acidentes e o acidente mais comum é serem pisadas. Por isso não recomendamos que fiquem soltos à vontade, só devem ser soltos quando os donos (um adulto) estiverem cuidando ou brincando com eles. Algumas calopsitas conseguem aprender a voar mesmo com as asas cortadas, mais um motivo para não deixá-las soltas sozinhas.
Assim como nós, as calopsitas gostam mais de comer alimentos que são mais saborosos para elas. No caso delas, quanto mais gordurosa a semente mais elas vão gostar. Mas assim como gordura em excesso faz mal para as pessoas, faz mal para elas também, podendo até provocar graves doenças no fígado. Procure alimentar com misturas de sementes com grande variedade de sementes e sem girassol. Calopsitas também podem comer frutas, verduras e ovo cozido. E não devem nunca comer pão, bolachas, biscoitos, torradas, comida caseira. Você sabia que existem doenças que podem passar de nós para calopsitas e delas para nós também? Não beije a sua calopsita, para evitar esse tipo de contaminação.

Papagaios

Você sabia que a única forma segura de definir o sexo de um papagaio é através do exame de DNA? Todas as outras características de comportamento, como falar, gostar só de pessoas de um sexo, picar papel, podem acontecer tanto com fêmeas como com machos.
Apesar de muitas vezes eles pedirem, papagaios não devem tomar café, nem leite, nem comer pão, bolo, bolacha, comida caseira... Papagaios devem comer frutas, verduras, sementes e podem também comer rações peletizadas comerciais para papagaios. Outra coisa que papagaios gostam muito e que, com o passar dos anos, vai fazer mal para eles é o girassol, que é uma semente muito gordurosa.

Répteis

Apesar de muitas pessoas acreditarem que é normal os répteis “hibernarem” ou dormirem durante todo o período frio do ano, isso não é verdade. Infelizmente, um réptil que não seja mantido em ambiente aquecido durante o inverno vai realmente ficar parado, como se estivesse hibernando, mas isso é muito prejudicial à saúde deles, podendo provocar doenças graves, como pneumonias, que podem levar o animal à morte. Um réptil saudável deve manter-se ativo e comendo durante todo o inverno, para isso deve ser mantido o aquecimento adequado para cada espécie.

Chinchilas

Chinchilas são muito ativas durante a noite. Gostam muito de se exercitar, mas não suportam calor. São animais muito limpos, não gostam de ficar com os pelos sujos, para isso tomam banho com pó de mármore (normalmente). Mas o excesso de banho pode fazer mal, principalmente para os olhos e os pulmões. Evite uso de banheiras fechadas, utilize sempre banheiras abertas e permita o banho por um tempo restrito em torno de 30 minutos.
Assim como os coelhos, tem o sistema digestivo muito sensível. Constipação, diarreia, parar de comer, são sinais muito sérios, que devem ser apurados rapidamente. Para evitar que isso aconteça, alimente sua chinchila apenas com ração própria, alfafa seca (bloco ou feno) e um pouquinho de verdura. Nunca dê sementes (aveia, grão de bico, amendoim), frutas (mesmo desidratadas) ou pão. É muito comum em chinchilas problemas nos dentes. Se sua chinchila começou a comer menos ou começou a salivar é importante verificar se não há nada de errado com seus dentes.